Taís Araújo tomou café da manhã com Ana Maria Braga na edição desta segunda-feira, 6, do Mais Você. Durante o papo com a apresentadora, a atriz se emocionou ao recordar a trajetória de Raquel em Vale Tudo e comemorou o simbolismo do tapa que deu em Odete Roitman (Debora Bloch) após uma fala racista da vilã.
'Vale Tudo': Quem são os cinco principais suspeitos de matar Odete Roitman?
"É uma realidade do Brasil e do mundo", reflete a atriz ao falar sobre os atos racistas de Odete. "Temos um histórico de colonizadores sequestrando e escravizando pessoas, e a continuidade disso. Se olharmos hoje onde está a maioria da população negra do País, e como ela é tratada e vista, não é muito diferente do que acontecia. O que vivemos hoje é uma herança e um retrato de um País escravocrata. O tempo inteiro a gente precisa se reeducar, como nação."
A cena em questão é considerada uma das mais icônicas do remake. Raquel e Poliana (Matheus Nachtergaele) confrontam Odete após o envenenamento da maionese da Paladar, e a bilionária sugere que a cozinheira saia pela porta de trás após ameaçá-la.
"Não sei se eles aceitam pessoas como você na porta da frente", ela diz, fazendo um gesto com as mãos e referindo-se ao tom de pele da mãe de Fátima (Bella Campos). Raquel desfere um tapa contra o rosto da vilã, e a chama de "racista nojenta".
Taís também chorou durante a entrevista ao relembrar toda a trajetória de Raquel e as questões que a atravessam como mulher brasileira. Para a atriz, a personagem é uma representação da luta de classes sociais e da dificuldade do acesso a oportunidades.
"Ela é uma mulher que me emociona. As questões da Raquel me emocionam, essa mulher que a gente reconhece, que está aí, na base da pirâmide do Brasil, batalhando para criar seus filhos apesar de toda adversidade que esse País proporciona pras pessoas que estão na base da pirâmide", comenta. "Me emociona mais ainda ela não perder a alegria."
Recentemente, Taís adiantou que estava feliz com o desfecho da história de Raquel, após demonstrar descontentamento quando a cozinheira voltou a vender sanduíches na praia. É um final bonito. É, acho que o final que ela merecia ter. Não posso dizer muita coisa, mas estou feliz", disse à Quem.