Nadadoras italianas roubam cosméticos em aeroporto de Singapura e são suspensas por três meses

16/10/2025 19:40

A Federação Italiana de Natação suspendeu por três meses Benedetta Pilato e Chiara Tarantino, atletas detidas no Aeroporto de Changi, em Singapura, por furtarem cosméticos. Elas tinham disputado o Mundial de Esportes Aquáticos e estavam retornando para a Itália.

O jornal italiano "Gazzetta dello Sport" informou que câmeras de segurança do aeroporto de Singapura flagraram Chiara Tarantino colocando perfumes na bolsa de Benedetta Pilato. As nadadoras confessaram o roubo e cooperaram com as autoridades locais na investigação do caso.

O periódico também revelou que a embaixada italiana teve de intervir no caso e entrou em contato com as autoridades locais. Um juiz de Singapura, então, encerrou o caso e aplicou apenas uma advertência antes de liberar as nadadoras.

Com a punição da federação, Benedetta e Chiara estão fora da equipe italiana que vai disputar o Campeonato Europeu de Piscina Curta, na Polônia, a ser realizado entre os dias 2 a 7 de dezembro.

Benedetta usou as redes sociais para dar sua versão sobre o caso. "Em dias que deveriam ter sido principalmente de descanso e relaxamento mental, passei, longe de casa, por momentos particularmente difíceis, que felizmente se revelaram independentes da minha vontade, mas que me afetaram seriamente. Quero esclarecer que colaborei com as autoridades locais desde o início, com o total apoio da embaixada italiana. Felizmente, o incidente terminou em poucas horas, sem quaisquer implicações, graças à minha máxima transparência com as autoridades aeroportuárias de Singapura. Nunca tive a intenção de cometer gestos inapropriados, e quem me conhece sabe o quanto me preocupo com os valores esportivos, a justiça e a honestidade pessoal. Com essa experiência, aprendi grandes lições sobre prudência, responsabilidade individual e o valor das pessoas ao meu redor."

Medalha de bronze nos 50 metros peito em Singapura, Benedetta Pilato, de 20 anos, acumula seis pódios em Mundiais (um ouro, dois pratas e três bronzes). Ela foi quarta colocada nos Jogos Olímpicos de Parias no ano passado nos 100 metros peito.

Aos 22 anos, Chiara Tarantino fez parte da equipe italiana do revezamento 4x100 metros livre na Olimpíada de Paris, oitava colocada.