Na luta contra o rebaixamento, o Botafogo-SP recebeu o Cuiabá na noite deste domingo (19), no estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto, e empatou por 2 a 2 em duelo de opostos no Campeonato Brasileiro da Série B. Carlos Alberto foi o herói cuiabano, enquanto Ericson e Wesley Dias definiram a igualdade no placar.
O empate mantém o Botafogo no Z-4, na 18ª colocação, agora com 34 pontos, três atrás da Ferroviária, primeiro clube fora da zona. Próximo da outra ponta, o Cuiabá briga pelo acesso, aparecendo na oitava posição, com 51 pontos.
Precisando de um bom resultado, o time paulista deu o primeiro golpe da partida no primeiro minuto, com Leandro Maciel ganhando campo e batendo de longe, mas Luan Polli espalmou. A resposta do Cuiabá veio com duas bolas na trave, primeiro em um cruzamento venenoso, e depois com batida colocada de David.
O gol visitante amadureceu e enfim saiu aos 19 minutos, depois que Nathan inverteu bola para o lado esquerdo e Max dominou com maestria. Ele tirou o marcador, invadiu a lateral da área e deixou Carlos Alberto 'na boa', completando da pequena área: 1 a 0.
O Botafogo precisou se soltar com a desvantagem no placar e, aos 28, Jefferson Nem soltou uma paulada de fora, mas Luan Polli foi buscar. No lance em sequência, a bola sobrou pra Alejo Dramisino, e o meio campista encontrou Ericson, para o zagueiro cabecear e empatar o jogo, aos 29.
O goleiro voltou a brilhar do lado cuiabano na cabeçada de Gabriel Barros, e a solidez defensiva deu resultado quando o ataque foi efetivo. Aos 49, Carlos Alberto utilizou bem o corpo, tocou para Juan Christian e recebeu de volta pra tirar do goleiro e anotar o 2 a 1, no último lance da primeira metade.
As duas equipes voltaram sem mudanças para uma segunda etapa que começou morna. Mesmo depois das trocas iniciais - duas do Cuiabá e outras três do Botafogo, o jogo manteve a mesma intensidade abaixo do volume esperado.
Os cuiabanos picotaram o duelo com faltas e, pouco a pouco, gastaram o tempo. Mesmo assim, o empate quase saiu quando Vilar subiu de cabeça e completou cruzamento com muito perigo, mas a finalização foi fora. Logo em sequência, Carlos Alberto recebeu na área pra consagrar o hat-trick, mas parou em Victor Souza.
O duelo já parecia decidido até os momentos finais, dada a apatia botafoguense. Mesmo assim, aos 45, Jonathan Cafú, que havia acabado de entrar, recebeu pelo lado direito, levantou a cabeça e cruzou com perfeição. Wesley Dias atacou a bola e cabeceou para o fundo do gol, deixando tudo igual em 2 a 2.
Na 34ª rodada, o Botafogo joga na sexta-feira (24), às 19h, visitando o Novorizontino no estádio Jorge de Biasi, em Novo Horizonte, enquanto o Cuiabá volta a campo recebendo o Remo, na Arena Pantanal, às 21h35.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 2 X 2 CUIABÁ
BOTAFOGO - Victor Souza; Wallison (Marquinho), Ericson, Vilar e Gabriel Risso (Jean Victor); Wesley Dias, Alejo Dramisino e Leandro Maciel (Jonathan Cafú); Gabriel Barros (Ronie Carrillo), Léo Gamalho (Guilherme Queiróz) e Jefferson Nem. Técnico: Ivan Izzo.
CUIABÁ - Luan Polli; Nathan, Bruno Alves e Sander; Mateusinho, David Miguel (Lucas Mineiro), Denilson (Felipe Pasadore) e Max; Alejandro (Victor Barbara), Carlos Alberto (Nathan Cruz) e Juan Christian (Jader). Técnico: Eduardo Barros.
GOLS - Carlos Alberto, aos 19 e aos 49, e Ericson, aos 29 minutos do primeiro tempo; Wesley Dias, aos 45 do segundo.
CARTÕES AMARELOS - Wallison e Leandro Maciel (Botafogo); David Miguel, Sander, Luan Polli, Nathan, Jader e Lucas Mineiro (Cuiabá).
ÁRBITRO - Luciano da Silva Miranda Filho (CE).
RENDA E PÚBLICO - Não divulgados.
LOCAL - Estádio Santa Cruz, Ribeirão Preto (SP).