O Juventude entra em campo nesta segunda-feira, às 19h, no Estádio Alfredo Jaconi, para enfrentar o Red Bull Bragantino pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto marca o encontro de duas equipes que vivem momentos de instabilidade e buscam reencontrar o caminho das vitórias nesta reta decisiva.
O Juventude vive um jejum incômodo de sete partidas sem vencer, com três derrotas consecutivas: Fortaleza (2 a 1), Palmeiras (4 a 1) e Fluminense (1 a 0). Com isso, estacionou nos 23 pontos, em 19º e penúltimo lugar. O time de Thiago Carpini tenta aproveitar o fator casa para reagir e se afastar da zona de rebaixamento, em um duelo que representa mais uma oportunidade de retomar os caminhos para fugir do Z-4.
O técnico Thiago Carpini precisará lidar com desfalques importantes para o confronto. O goleiro Jandrei e o volante Mandaca cumprem suspensão pelo terceiro cartão amarelo, enquanto o lateral-esquerdo Alan Ruschel foi expulso na última rodada e também fica fora. Com isso, Guruceaga deve ser o titular no gol, embora haja revezamento com Ruan Carneiro. Marcelo Hermes deve ocupar a lateral esquerda, e Nenê aparece como opção para dar mais criatividade ao meio-campo.
A boa notícia fica por conta do retorno do zagueiro Rodrigo Sam, novamente à disposição após suspensão. Além dele, Luan Freitas, Wilker Ángel e Gabriel Veron iniciaram a transição física e se aproximam de reforçar o elenco nas próximas semanas. No departamento médico seguem o zagueiro Natã e o meia Lucas Fernandes, em recuperação de problemas musculares.
Carpini cobrou foco apenas na próxima partida e pediu para que o elenco esqueça a tabela. "Não adianta olhar para a tabela, o nosso campeonato é ruim. Mas não adianta, não vamos sofrer de véspera. Vamos lutar, buscar potencializar coisas boas e viver a próxima partida", reforçou.
Do outro lado, o Red Bull Bragantino chega pressionado após uma dura goleada sofrida por 5 a 1 para o Palmeiras. Com apenas uma vitória nas últimas sete rodadas, o time de Bragança Paulista tenta reencontrar o equilíbrio que marcou o início da campanha e recuperar posições. Com 36 pontos, está na zona intermediária da tabela.
O técnico Fernando Seabra também terá de fazer ajustes na escalação. O atacante Lucas Barbosa, que já defendeu o Juventude, está suspenso, e o zagueiro Guzmán Rodríguez sofreu uma grave lesão no ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, ficando fora do restante da temporada. Em contrapartida, o time paulista contará com dois retornos importantes, o lateral-direito Nathan Mendes volta após suspensão, e o uruguaio Nacho Laquintana retorna de compromissos com sua seleção.
Após o revés na rodada anterior, o Red Bull Bragantino tenta mostrar força fora de casa e reencontrar o bom futebol que o manteve entre os primeiros colocados em boa parte do campeonato. Após a goleada sofrida diante do Palmeiras, Seabra destacou em entrevista coletiva que é possível aprender com os erros.
Seabra pediu mais comunicação e que se entreguem um pelo outro em campo. "Coletivamente, o time não teve a clareza dentro do campo de que precisamos suprir a falta de um jogador que não está em condição de competir. Acho que é uma lição importante, acho que ela tem que ser colocada. A percepção, a comunicação e a troca de ideias dentro de campo tem que acontecer", avaliou.
FICHA TÉCNICA
JUVENTUDE X RED BULL BRAGANTINO
JUVENTUDE - Guruceaga (Ruan Carneiro); Igor Formiga, Abner, Rodrigo Sam e Marcelo Hermes; Caíque, Jadson e Nenê; Rafael Bilu, Taliari e Gilberto Técnico: Thiago Carpini.
RED BULL BRAGANTINO - Lucão (Cleiton); Nathan Mendes, Pedro Henrique, Alix Vinícius e Vanderlan; Gabriel, Matheus Fernandes, Juninho Capixaba e Jhon Jhon; Nacho Laquintana e Thiago Borbas (Eduardo Sasha). Técnico: Fernando Seabra.
ÁRBITRO - Felipe Fernandes de Lima (MG).
HORÁRIO - 19h.
LOCAL - Estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul (RS).