Santos, embalado, encara o Vitória em confronto direto para se afastar da zona de rebaixamento

20/10/2025 08:00

Com o moral elevado após a boa atuação e a vitória no clássico contra o Corinthians, o Santos enfrenta o Vitória nesta segunda-feira, às 21h30, na Vila Belmiro, tentando um fato raro neste Brasileiro para ganhar fôlego em sua corrida contra um novo rebaixamento. Em 27 partidas já disputadas neste Nacional, o clube do litoral paulista só conseguiu emplacar dois triunfos seguidos uma vez: no início de agosto, quando passou por Juventude (3 a 1) e Cruzeiro (2 a 1).

Repetir o feito agora significa um passo importante para o time do técnico Juan Pablo Vojvoda, já que o Vitória é um concorrente direto na disputa contra o descenso. O Santos é o 16º colocado no Brasileiro, primeiro time fora da zona da degola, com 31 pontos, 3 a mais do que o clube baiano, que também tem um jogo a mais.

Vojvoda deve contar com três reforços para montar a equipe que enfrenta o Vitória: o atacante Tiquinho Soares, o meia-atacante Thaciano e o volante Tomás Rincón. Tiquinho cumpriu suspensão contra o Corinthians, Thaciano foi poupado no clássico após relatar dores no tornozelo, e Rincón se recuperou de um edema muscular e está em transição física.

Por outro lado, o técnico argentino não poderá contar com o volante João Schmidt, que está suspenso por ter levado o terceiro cartão amarelo no clássico. Neymar, ainda se recuperando de uma lesão na coxa direita, também desfalca o time.

O desafio do Santos é manter a eficiência mostrada contra o Corinthians, quando pela segunda vez no Brasileiro conseguiu marcar três gols em uma partida. Autor de um dos gols da vitória na quarta-feira, Zé Rafael afirmou que essa eficiência era o que vinha faltando à equipe nos jogos anteriores e deu tranquilidade ao Santos.

O Vitória também chega ao confronto com o Santos após uma vitória em um clássico estadual. O time do técnico Jair Ventura venceu o Bahia por 2 a 1 na quinta-feira, mas viajou ao litoral paulista desfalcado de Camutanga, Dudu, Erick e Renato Kayzer, que cumprem suspensão automática. Lucas Halter e Carlinhos ficam à disposição do técnico após desfalcarem a equipe justamente por suspensão.

Halter deve entrar no lugar de Camutanga para formar uma linha de três zagueiros com Edu e Zé Marcos. No ataque, Jair Ventura deve escalar Matheuzinho e Renzo López nos lugares de Erick e Renato Kayzer.

FICHA TÉCNICA

SANTOS X VITÓRIA

SANTOS - Gabriel Brazão; Igor Vinícius, Adonis Frías, Luan Peres e Escobar; Tomás Rincón (Willian Arão), Zé Rafael, Barreal e Rollheiser; Guiherme e Lautaro Díaz. Técnico: Juan Pablo Vojvoda.

VITÓRIA - Lucas Arcanjo; Raúl Cáceres, Edu, Lucas Halter, Zé Marcos e Ramon; Gabriel Baralhas e Ronald Lopes; Matheuzinho, Aitor Cantalapiedra e Renzo López. Técnico: Jair Ventura.

ÁRBITRO - Rafael Rodrigo Klein (RS).

HORÁRIO - 21h30 (de Brasília).

LOCAL - Vila Belmiro, em Santos (SP).