O Brasil voltou a ser definitivamente soberano no UFC. O País é o que mais tem títulos na entidade. O mais novo veio neste sábado, quando Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba e levou o cinturão que estava vago do peso palha feminino (52 kg), disputado no UFC 321, em Abu Dabi. Fazia dois anos que não havia uma brasileira campeã na entidade.
Jandiroba e Dern fizeram um duelo 100% conterrâneo, o que automaticamente já garantiu mais um cinturão para o Brasil. Além da nova campeã, o País também conta com Alex Poatan e Alexandre Pantoja como donos incontestáveis de suas categorias. A última vez que isso aconteceu foi em 2021. As outras nações que estavam empatadas com dois títulos cada era Austrália e Geórgia.
Apesar de ambas serem brasileiras, o duelo não foi nem um pouco amistoso ou amigável. As duas oponentes não quiseram saber de se estudar e trocaram fortes golpes logo nos primeiros momentos. Jandiroba provocou boas quedas, enquanto Dern aplicou golpes significativos de pé. Equilíbrio foi a palavra que definiu o primeiro round.
A igualdade se manteve no segundo assalto, com a intensidade lá no alto. Um potente direto no começo do terceiro round desestabilizou Dern, mas a americana/brasileira conseguiu se recompor. Jandiroba seguiu tentando levar a luta pro chão com quedas providenciais.
No quarto round, quando Dern tentou colocar Jandiroba no chão, a baiana consegui se defender com perfeição. Apesar de especialista em jiu-jitsu, Dern não conseguiu valer seu ponto mais forte. Mesmo quando ficou por cima, a americana/brasileira teve de aplicar golpes para tentar vencer a parcial.
Antes mesmo do início dos últimos minutos foi possível ver no semblante das lutadores o extremo cansaço. Elas foram para o tudo ou nada com a mesma determinação e praticamente os mesmos ferimentos nos olhos. Por fim, como o equilíbrio prevaleceu, restaram aos juízes considerar os golpes de pé mais determinantes e darem o resultado a Mackenzie Dern.
CONFIRA OS RESULTADOS DO UFC 321 EM ABU DABI:
Card principal:
Tom Aspinall x Ciryl Gane: sem resultado devido dedo no olho acidental. Aspinall mantém cinturão (evento principal);
Mackenzie Dern venceu Virna Jandiroba por decisão unânime (co-main-event);
Umar Nurmagomedov venceu Mario Bautista por decisão unânime;
Alexander Volkov venceu Jailton "Malhadinho" Almeida por decisão dividida;
Azamat Murzakanov venceu Aleksandar Rakic por nocaute técnico no 1º round.
Card preliminar:
Quillan Salkilld venceu Nasrat Haqparast por nocaute no 1º round;
Ikram Aliskerov venceu Jun Yong Park por decisão unânime;
Ludovit Klein venceu Mateusz Rebecki por decisão majoritária;
Valter Walker venceu Louie Sutherland por finalização no 1º round;
Nathaniel Wood venceu Jose Miguel Delgado por decisão unânime;
Hamdy Abdelwahab venceu Chris Barnett por decisão unânime;
Mitch Raposo venceu Azat Maksum por decisão unânime;
Mizuki venceu Jaqueline Amorim por decisão unânime.