Amazonas vence Cuiabá na estreia de Aderbal Lana e respira na briga contra o Z-4 da Série B

02/11/2025 18:36

O Amazonas venceu o Cuiabá por 2 a 0 neste domingo (2), no estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM), e manteve viva a esperança de escapar do rebaixamento na Série B do Campeonato Brasileiro. Diego Torres e Henrique Almeida marcaram os gols da partida.

Com o resultado, o time amazonense chegou a 35 pontos e subiu para a 17ª colocação, ficando a dois do primeiro clube fora da zona de rebaixamento. Já o Cuiabá permaneceu com 50 pontos e caiu para o 11º lugar, praticamente se despedindo das chances de alcançar o G-4 nas rodadas finais.

O duelo marcou a estreia do experiente técnico Aderbal Lana no comando do Amazonas. Ele é o mais velho em atividade no Brasil, com 78 anos e assumiu a função após a saída de Márcio Zanardi para comandar o time até o final da Série B.

O primeiro tempo foi disputado sob forte calor, o que deixou o ritmo mais lento nos minutos iniciais. O Amazonas teve mais iniciativa e criou as melhores chances com Diego Torres, que exigiu boas defesas de Luan Polli antes de abrir o placar.

Aos 16 minutos, Fabiano avançou pela esquerda, cruzou na medida para Henrique Almeida, que finalizou para defesa do goleiro. No rebote, Diego Torres apareceu livre e completou para o fundo da rede, marcando o gol da vitória.

O Cuiabá chegou a balançar as redes um minuto depois, com Safira, mas o lance foi anulado por impedimento. No fim da primeira etapa, Carlos Alberto quase empatou após jogada individual, acertando a trave.

Na segunda etapa, o Cuiabá aumentou a pressão e buscou o empate com insistência. Juan Christian parou em boa defesa de Renan logo aos minutos iniciais, enquanto Joaquín Torres e Alvariño tiveram chances de ampliar para o Amazonas, mas sem sucesso.

O ritmo caiu nos minutos finais, com muitas substituições e interrupções, e o time da casa passou a se fechar para segurar o resultado. Apesar da insistência do Cuiabá, foi o Amazonas que conseguiu ampliar. Aos 50 minutos, Henrique Almeida recebeu na direita e finalizou no canto do goleiro Luan Polli, dando números finais ao jogo.

Na próxima rodada, o Cuiabá enfrenta o Goiás na sexta-feira (7), às 21h30, na Arena Pantanal. O Amazonas volta a campo na segunda-feira (10), às 21h30, para encarar o Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz.

FICHA TÉCNICA

AMAZONAS 2 X 0 CUIABÁ

AMAZONAS - Renan; Akapo (William Barbio), Alvariño, Léo Coelho e Fabiano (Rafael Vitor); Larry Vásquez (Robertinho), Guilherme Xavier (Domingos), Erick Varão e Rafael Tavares (Joaquín Torres); Henrique Almeida e Diego Torres. Técnico: Aderbal Lana.

CUIABÁ - Luan Polli; Mateusinho (Nino Paraíba), Nathan, Calebe (Dudu), Guilherme Mariano (Luís Soares) e Sander; Denilson (Jader) e De Lucca; Alejandro Martínez, Carlos Alberto e Alisson Safira (Juan Crhistian). Técnico: Eduardo Barros.

GOLS - Diego Torres, aos 17 minutos do primeiro tempo, e Henrique Almeida, aos 50 minutos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS - Léo Coelho e Diego Torres (Amazonas); Sander (Cuiabá)

ÁRBITRO - Gustavo Ervino Bauermann (SC)

PÚBLICO - 1.966 torcedores

RENDA - RS 13.660,00

LOCAL - Estádio Carlos Zamith, em Manaus (AM)